terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Olímpia Esteves: uma discussão sobre saúde, gênero e mobilização comunitária

Já no finzinho da viagem conhecemos a Clínica da Família situada entre Padre Miguel e Realengo, também na zona Oeste do Rio. A Olímpia Esteves está em funcionamento há pouco mais de um ano - diferente das demais clínicas que conhecemos -, e foi um ótimo parâmetro de comparação e verificação de resultados.

Nossa visita à clínica foi motivada, principalmente, pela inauguração da estação OTICS em seu andar superior. Participamos da cerimônia e, ao final, realizamos uma renião de avaliação do VERSUS. Apesar dos compromissos, foi possível passear pelas dependências da Olímpia Esteves e conversar com os profissionais que estavam por lá.

 
Um agente comunitário, em especial, me deu detalhes do funcionamento da clínica. Foi o agente Valtecir da Silva Lima, morador de Padre Miguel e entusiasta do SUS. Ele costuma dizer aos moradores que duvidam da qualidade dos serviços da clínica: "qual o melhor plano de saúde, com direito a cobertura odontológica? O SUS, é claro!". Valtecir trata o tema com bom-humor, mas traz à tona, com seu depoimento, a descrença da população no SUS...

Enquanto conversávamos, ele me mostrou painéis de fotos e desenhos produzidos pelos homens da comunidade. Isso me deixou intrigada: um grupo de homens, se contrapondo aos clubes de mães e outras tradicionais organizações femininas. Em uma rápida análise, perceber-se que as lideranças comunitárias são, em sua maioria e em todos os estados do país, mulheres. No caso da saúde, são elas quem levam os filhos e maridos para o atendimento médico, são elas quem cuidam dos medicamentos consumidos pelas famílias e, por consequência, são elas a presença mais frequente nas unidades de saúde. Essa realidade faz com que os homens estejam longe de discussões importantes que geram influência na vida de toda a comunidade, como a violência doméstica e a paternidade responsável, por exemplo.

Fiquei satisfeita ao ver a mobilização em Padre Miguel. Os homens do bairro estão se integrando ao cotidiano da clínica. Até um time de futebol da Olímpia Esteves foi montado, com a adesão de profissionais e usuários. Todos pela vitória do SUS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário