quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Começando pelo começo: o que é o VER-SUS?

Trata-se de uma tecnologia de integração do ensino acadêmico com os serviços do SUS que está prevista na política de educação na saúde do SUS desde 2003. Por isso, esse projeto de extensão já teve várias edições, em diversos estados do país e com ênfases diferentes. Após um período sem ser realizado – e eu não sei definir a duração desse período – o VER-SUS aconteceu novamente em janeiro de 2011,  com caráter de projeto piloto, entre os dias 16 e 30, na cidade do Rio de Janeiro, com foco na Gestão em Saúde. 

O VER-SUS Gestão em Saúde Rio está vinculado ao bacharelado em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi institucionalizado junto à Pró-Reitoria de Extensão e está articulada ao projeto do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Serviços e Sistemas de Saúde (Otics) – desenvolvido em parceria com o Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica (ICICT/Fiocruz) e com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro.
Nos dias de visita ao território carioca, pudemos conhecer inovações do SUS, especialmente nas áreas de atenção primária e promoção à saúde - iniciativas como as Clínicas da Família e as Upas (Unidades de Pronto Atendimento 24 horas). Para mim, a participação no VER-SUS foi decisiva. Está gerando fortes influências na minha percepção sobre o SUS, a interdisciplinaridade na Saúde e o próprio Serviço Social. Felizmente, a experiência deverá ser estendida a um maior número de alunos, em julho e janeiro próximos. Segundo os professores que nos acompanharam no Rio de Janeiro, a meta é aumentar a abrangência do VER-SUS com o apoio do Ministério da Saúde.
Que venham as próximas edições!

Abaixo, segue um vídeo do YouTube com imagens das Estações OTICS no Rio de Janeiro. É interessante para se ter uma idéia de como e onde estão estruturadas as unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário